Escola Maternal Chapeuzinho Vermelho
Unidade Integrada Caio Melo de Almeida

Olimpíadas Internas 2017 UICMA

Publicada - 06/10/2017

CRONOGRAMA:

DATA: 30, 31 e 01 de novembro

LOCAL: Quadra Municipal

Os Jogos Olímpicos são o maior evento esportivo mundial, com a confraternização de atletas das mais variadas modalidades esportivas e de todos os Continentes do Mundo. Mais que um evento com competições simultâneas de diversos esportes, os Jogos Olímpicos representa a união de atletas, propagando um ideal. O Olimpismo, termo utilizado para designar o conjunto de valores olímpicos, tem por principal finalidade “(...) promoção do entendimento internacional e o correto ensinamento do conceito de liberdade para a juventude, criando condições para a coexistência social” (TODT et al., 2007, p. 150). O Olimpismo utiliza o esporte como ferramenta pedagógica para a construção e fortalecimento de valores, visando à construção de um homem melhor e uma sociedade mais justa.

                O Olimpismo está embasado em três valores fundamentais: excelência, amizade e respeito.

                Excelência: dar o melhor de si, no campo de jogo, na escola e em casa. Significa fazer o melhor não apenas para vencer, mas para participar sempre. Ter objetivos e crescer junto com eles.

                Amizade: entender que todos – da turma, da escola, do país e do mundo – podem ser amigos e que as diferenças (econômicas, raciais, religiosas) não têm importância e devem ficar para trás.

                Respeito: por si mesmo, pelo outro, pelas regras, pelo meio ambiente. Respeitar o fair play (jogo limpo) e lutar contra a utilização de doping no esporte”. (COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO, s/d)

                Ao entender que o Olimpismo é um sistema de princípios que buscam a construção de uma sociedade mais justa por meio da prática esportiva, o presente texto teve por objetivo relatar uma experiência de aplicação do tema Jogos Olímpicos na Educação Física escolar.

Como parte dos Jogos Olímpicos Gincana Social, que visa à promoção da cidadania e à ação solidária para o Asilo, com doações de cestas básicas.

                Como tema para ser refletido e inserido na vida de cada participante dos Jogos Olímpicos a Escola escolheu

 

Tudo parece impossível até que seja feito.” 

― Nelson Mandela

REGULAMENTO:

  1. Este Regulamento dispõe sobre a organização dos Jogos Olímpicos da Escola Maternal Chapeuzinho Vermelho - UICMA, e foi elaborado pela Comissão Organizadora. O mesmo será publicado nas redes sociais da Escola;
  2. Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes;
  3. Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio estarão divididos em duas equipes;
    • Branca e Vermelha.
  4. Funções dos componentes da equipe:
    • Cada equipe deverá, designar 1 representante e 1 suplente, ficando SOMENTE ESTES responsáveis pelo contato com a comissão organizadora e consequentemente assumirão a responsabilidade de buscar as divulgações de provas, comunicados e mudanças em geral feitas pela comissão organizadora sobre os Jogos Olímpicos, não se responsabilizando esta por equipes que não estejam devidamente informadas por falta de interesse ou atenção de seus representantes.
    • É de responsabilidade do representante das equipes a ampla divulgação junto aos integrantes;
    • Compete ao representante responder por todos os atos da equipe nas olimpíadas;
    • Apresentar os times para os jogos devidamente uniformizados.
  5. As Olimpíadas serão compostas de jogos esportivos como queimada, futsal, handebol, vôlei, tarefas surpresas e uma gincana social;
    • Na queimada a equipe deverá apresentar no mínimo 5, não tendo direto à vida.
    • As Tarefas-Surpresa, mesmo não estando no cronograma geral dos Jogos Olímpicos, poderão ser realizadas a qualquer momento no dia previsto para a realização dos Jogos Olímpicos e em meio ao transcorrer do evento, exceção feita aos horários livres.
  6. De acordo com a importância de cada tarefa será atribuído um total de pontos, já escritos em cada tarefa em anexo.
    • Haverá pontos especiais para as equipes, seguindo os itens abaixo:
      • Uniformidade (sendo necessária apenas a blusa na cor da equipe) e organização da equipe – 50 pontos por dia;
      • Participação e respeito mútuo das equipes – 50 pontos por dia;
      • A equipe vencedora em cada jogo pontuará 100 pontos.
  1. O não cumprimento de qualquer uma das tarefas implicará em 0 (zero);
  2. A COORDENAÇÃO DAS OLIMPÍADAS E A COMISSÃO JULGADORA NÃO SE RESPONSABILIZARÃO POR PERDA OU EXTRAVIO DE MATERIAL ANTES DA ENTREGA OFICIAL DE CADA TAREFA;
  3. Será vencedora a equipe que obtiver o maior número de pontos;
  4. Caso haja empate, será feito uma tarefa surpresa para desempate;
  5. As tarefas serão julgadas por uma comissão de 3 professores, cujas decisões serão irrecorríveis;

11.1.A mesa julgadora será escolhida pela comissão organizadora.

  1. Qualquer reclamação, pedido de revisão de prova e consultas à comissão organizadora e julgadora, somente será aceita e levada em consideração se for apresentada por escrito para a comissão organizadora.
  2. A equipe vencedora será premiada com Medalhas.
  3. QUALQUER OMISSÃO NESTE REGULAMENTO, SERÁ TOMADA DECISÃO PELA COMISSÃO ORGANIZADORA, SENDO ESTA A DECISÃO FINAL;
  4. Os jogos começarão na hora marcada para seu início, independente da presença dos componentes das equipes, e de acordo com o horário final das aulas poderá ficar tarefas para ser realizadas no dia seguinte, tentando sempre seguir a ordem das tarefas sem prejudicar as equipes.
  5. Todas as equipes deverão entregar as músicas à comissão organizadora até às 14h do dia 30 de outubro, caso ultrapasse esse horário terá perda de 2 pontos a cada duas horas. Pode ser entregue em CD/DVD OU EM PEN DRIVE que contenha as músicas/vídeos/outros a serem usados.
  6. Os jurados considerarão apenas as apresentações musicais nos seguintes critérios:
    Afinidade entre os integrantes com a torcida
  • Afinação/harmonia
  • Entusiasmo
  • Respeito mútuo
  • Interação e envolvimento com o público e demais convidados
  • Pontualidade
  • Organização
  • Uso da camiseta de identificação de sua equipe

 

COMISSÃO ORGANIZADORA:

  • Professores de Educação Física;
  • Coordenação Pedagógica e
  • Direção.

 

 

 

 

CRONOGRAMA E LISTA DE TAREFAS

  • DATA: 09 de outubro de 2017 – 8h
    • TAREFA 01
      • Lançamento dos Jogos Olímpicos no Faceboock
        • Cada equipe terá uma foto com o logan postada no Faceboock do UICMA, a foto que for mais compartilhada ganhará.
        • Para que o ponto seja computado o compartilhamento terá que ser feito no Faceboock do UICMA. NÃO SERÃO COMPUTADOS OS COMPARTILHAMENTOS DE TERCEIROS!

 

> Cumprimento – 200 pontos

 

  • DATA: 25 de outubro de 2017 – a partir de 8h até às 16h
    • TAREFA 02
      • A equipe que apresentar mais responsáveis na escola ganhará.
      • Se o responsável tiver filhos em equipes diferentes, esse contará ponto para as duas equipes.

 

> Cumprimento – 300 pontos

 

  • DATA: 30 de outubro de 2017 – 18h
    • ABERTURA
      • Apresentação das equipes devidamente uniformizadas para a Cerimônia de Abertura.
        • Hino Nacional/ Municipal/ Chapeuzinho;
        • Tocha Olímpica;
        • Dança de Abertura (que contará com 8 integrantes de cada equipe).
      • TAREFA 03:
        • As Mascotes Olímpicas são personagens criados para representar os jogos olímpicos de uma forma descontraída e animada e estão sempre presentes nos jogos de seus times, fazendo a alegria da torcida. Então, vamos agora escolher a mascote de cada equipe para que ela possa animar a galera durante os Jogos Olímpicos.

DESENVOLVIMENTO DA TAREFA:

  1. A mascote deverá ter no figurino a cor da equipe e fazer alusão ao tema;
  2. A mascote deverá saber o grito de guerra da equipe e estar presente na apresentação;
  3. A mascote deverá estar presente durante todos os dias das Olimpíadas.

 

Obs. A Comissão Organizadora poderá solicitar a presença da mascote a qualquer momento.

                > Cumprimento – 10 pontos (por dia)

                > Performance – 30 pontos (por dia)

                > Figurino – 30 pontos (por dia)

  • TAREFA 04:
    • Os gritos de guerra servem como uma identificação. É uma frase utilizada para motivar equipes. Vamos puxar o grito de guerra do time!

 

DESENVOLVIMENTO DA TAREFA:

 

  1. Para o cumprimento dessa tarefa, 7 alunos terão que comparecer dentro da quadra para puxar o grito de guerra.

 

Obs. A Comissão Organizadora poderá solicitar o grito de guerra a qualquer momento.

 

> Cumprimento – 30 pontos

 

  • TAREFA 05:
    • As líderes de torcida ou também conhecido pelo seu nome em inglês cheerleadingconsiste no uso organizado de músicadança e elementos de ginástica para fazer com que os torcedores animem seus times em partidas de jogos.

DESENVOLVIMENTO DA TAREFA:

  1. As líderes de torcida deveram ter no figurino a cor da equipe e fazer alusão ao tema;
  2. A equipe das líderes de torcida deverá ser composta por 8 componentes;
  3. As líderes de torcida deveram saber o grito de guerra da equipe e estar presente na apresentação;
  4. As líderes de torcida deveram estar presentes durante todos os dias das Olimpíadas.

 

Obs. A Comissão Organizadora poderá solicitar a presença da mascote a qualquer momento.

                > Cumprimento – 20 pontos (por dia)

                > Performance – 30 pontos (por dia)

                > Figurino – 30 pontos (por dia)

  • TAREFA 06:
    • Cada equipe deverá realizar uma apresentação artística a seu critério (Dança, arte, teatro etc). Porém, deve seguir a temática desenvolvida na gincana.

DESENVOLVIMENTO DA TAREFA:

  1. A apresentação será realizada por no mínimo 10 responsáveis;
  2. O figurino deverá ter a cor da equipe e fazer alusão ao tema;
  3. O tempo para a apresentação não poderá ultrapassar 10 minutos.

 

> Cumprimento – 20 pontos

> Performance – 30 pontos

> Figurino – 30 pontos

  • 1º JOGO
    • FUTSAL MASCULINO DOS RESPONSÁVEIS
  • 2ª JOGO
    • QUEIMADA FEMININA DOS RESPONSÁVEIS.

 

  • DATA: 31 de outubro de 2017 – 7h
  • APRESENTAÇÃO DA MASCOTE/ GRITO DE GUERRA
  • APRESENTAÇÃO DAS LÍDERES DE TORCIDA
  • 3º JOGO
    • HANDEBOL FEMININO – SUB 14
    • 4º JOGO
      • HANDEBOL MASCULINO – SUB 14
    • 5º JOGO
      • HANDEBOL FEMININO – LIVRE
    • 6º JOGO
      • HANDEBOL MASCULINO – LIVRE
    • 7º JOGO
      • FUTSAL MASCULINO – SUB 14
    • 8º JOGO
      • FUTSAL FEMININO – LIVRE
    • 9º JOGO
      • FUTSAL MASCULINO – LIVRE

 

  • DATA: 1º de novembro– 7h
    • APRESENTAÇÃO DA MASCOTE/ GRITO DE GUERRA
    • APRESENTAÇÃO DAS LÍDERES DE TORCIDA
    • 10º JOGO
      • VOLEI MASCULINO – SUB 14
    • 11º JOGO
      • VOLEI FEMININO - LIVRE
    • 12º JOGO
      • VOLEI MASCULINO – LIVRE
    • 13º JOGO
      • QUEIMADA FEMININA – SUB 14
    • 14º JOGO
      • QUEIMADA MASCULINA – SUB 14
    • 15º JOGO
      • QUEIMADA FEMININA – LIVRE
    • 16º JOGO
      • QUEIMADA FEMININA – SUB 14
    • 17º JOGO
      • QUEIMADA MASCULINA – LIVRE

 

 

  • TAREFA 07:
    • Cada equipe se responsabilizará de criar uma peça teatral em que seja abordada a temática proposta na frase.

 

  • TAREFA SOCIAL:
    • Entrega do material arrecadado para contagem dos pontos.

 

TABELA

TAREFAS

PONTOS

EQUIPES

BRANCA

VERMELHA

1 COMPARTILHAMENTO

Cumprimento – 200 pontos

 

 

2 APRESENTAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS

Cumprimento – 300 pontos

 

 

3 MASCOTE

 Cumprimento – 10 pontos (por dia)

 

 

 

 

 

 

 Performance – 30 pontos (por dia)

 

 

 

 

 

 

Figurino – 30 pontos (por dia)

 

 

 

 

 

 

4 GRITO DE GUERRA

Cumprimento – 30 pontos

 

 

5 LÍDERES DE TORCIDA

 Cumprimento – 20 pontos (por dia)

 

 

 

 

 

 

 Performance – 30 pontos (por dia)

 

 

 

 

 

 

Figurino – 30 pontos (por dia)

 

 

 

 

 

 

6 APRESENTAÇÃO DOS RESPONÁVEIS

 Cumprimento – 20 pontos

 

 

 Performance – 30 pontos

 

 

Figurino – 30 pontos

 

 

1º JOGO

100 pontos

 

 

2º JOGO

100 pontos

 

 

3º JOGO

100 pontos

 

 

4º JOGO

100 pontos

 

 

5º JOGO

100 pontos

 

 

6º JOGO

100 pontos

 

 

7º JOGO

100 pontos

 

 

8º JOGO

100 pontos

 

 

9º JOGO

100 pontos

 

 

10º JOGO

100 pontos

 

 

11º JOGO

100 pontos

 

 

12º JOGO

100 pontos

 

 

13º JOGO

100 pontos

 

 

14º JOGO

100 pontos

 

 

15º JOGO

100 pontos

 

 

16º JOGO

100 pontos

 

 

7 TEATRO

 Cumprimento – 20 pontos

 

 

 Performance – 30 pontos

 

 

Figurino – 30 pontos

 

 

17º JOGO

100 pontos

 

 

TAREFA SOCIAL

--

 

 

Uniformidade e organização da equipe

50 pontos (por dia)

 

 

 

 

 

 

Participação e respeito mútuo das equipes

50 pontos( por dia)

 

 

 

 

 

 

 

ARRECADAÇÃO

MATERIAL DE LIMPEZA

Amaciante (1l)

2 pontos

 

Desinfetante (1l)

2 pontos

 

Detergente (500ml)

1 ponto

 

Sabão em barra (unidade)

1 ponto

 

Sabão em pó (1kg)

4 pontos

 

 

MATERIAL DE USO PESSOAL

Chinelos (pares novos)

20 pontos

 

Cotonete (caixa)

1 ponto

 

Creme ou Condicionador 200ml

5 pontos

 

Fralda geriátrica (pacote)

30 pontos

 

Hidratante corporal

10 pontos

 

Papel higiênico (rolo)

1 ponto

 

Prestobarba

1 ponto

 

Shampoo

5 pontos

 

 

ALIMENTAÇÃO

Açúcar (1kg)

2 pontos

 

Arroz (1kg)

3 pontos

 

Canjiquinha (1kg)

1 ponto

 

Feijão (1kg)

4 pontos

 

Fubá (1kg)

1 ponto

 

Macarrão (500gr)

2 pontos

 

Óleo (1l)

3 pontos

 

Pó de café (250gr)

3 pontos